Forge
7 min de leitura

A importância do estudo de viabilidade na expansão global

Descubra por que o estudo de viabilidade é crucial para o sucesso da expansão global de sua empresa.
Publicado por
AdvizeOne
Publicado em
March 29, 2024

Para empresas de diferentes tamanhos, a internacionalização é uma estratégia crucial para o crescimento sustentável e a busca por novas oportunidades de mercado. No entanto, ingressar em um novo mercado sem uma análise abrangente e fundamentada pode resultar em desafios significativos. E é nesse cenário onde se faz sentido o desenvolvimento de um estudo de viabilidade. Este processo meticuloso vai além de uma simples avaliação de mercado; é uma análise profunda que envolve compreender as nuances culturais, regulamentações locais, concorrência e riscos potenciais. Neste artigo, vamos explorar detalhadamente por que o estudo de viabilidade é fundamental e como ele pode orientar o sucesso da expansão global para empresas de grande porte.

1. Avaliação de Mercado

O estudo de viabilidade começa com uma avaliação minuciosa do mercado-alvo. Isso inclui análises demográficas, estudos de mercado, tendências de consumo e comportamento do consumidor. Além disso, é essencial avaliar a concorrência local e identificar lacunas no mercado que a empresa possa preencher. Essa análise profunda permite uma compreensão holística do mercado e das oportunidades disponíveis.

2. Análise de Riscos e Oportunidades

Ao expandir globalmente, é crucial identificar e mitigar os riscos potenciais. O estudo de viabilidade envolve uma análise detalhada dos riscos associados à entrada em um novo mercado, como instabilidade política, flutuações cambiais e barreiras comerciais. Ao mesmo tempo, destaca as oportunidades disponíveis, como demanda não atendida, vantagens competitivas e incentivos governamentais. Essa análise de risco e oportunidade é essencial para desenvolver estratégias robustas e eficazes.

3. Análise Financeira

Outro aspecto crítico do estudo de viabilidade é a análise financeira. Isso envolve estimar os custos associados à entrada no novo mercado, incluindo despesas de marketing, operacionais e de conformidade regulatória. Além disso, é necessário avaliar o potencial de retorno do investimento e desenvolver projeções financeiras realistas. Essa análise permite que as empresas determinem a viabilidade financeira da expansão global e estabeleçam metas financeiras claras.

4. Análise de Preço

Uma parte crucial do estudo de viabilidade é a análise de preço. Isso inclui um estudo detalhado dos preços praticados pelos concorrentes, as despesas que o cliente teria ao operar internacionalmente e uma sugestão de preço que ele deve vender seus produtos para tornar a operação rentável. Essa análise permite uma definição estratégica de preços que leve em consideração tanto o mercado-alvo quanto a sustentabilidade financeira da operação.

5. Avaliação da Capacidade Interna

Antes de expandir globalmente, as empresas precisam avaliar sua própria capacidade interna. Isso inclui recursos humanos, tecnológicos e operacionais. É essencial garantir que a empresa tenha os recursos necessários para enfrentar os desafios da expansão global, desde a adaptação do produto ou serviço até o suporte ao cliente e a conformidade regulatória.

6. Desenvolvimento de Estratégia de Entrada

Com base nos insights obtidos durante o estudo de viabilidade, as empresas podem desenvolver uma estratégia de entrada detalhada. Isso inclui a seleção do método de entrada mais adequado, como joint ventures, parcerias estratégicas ou estabelecimento de subsidiárias. Além disso, é necessário definir objetivos claros, identificar métricas de sucesso e desenvolver um plano de implementação detalhado.

A transformação de incertezas em estratégias é fundamental para o sucesso da expansão global para empresas de grande porte, e é por isso que desenvolvemos o AdvizeOne Forge™. Desenvolva estratégias com base em dados de pesquisa abrangentes, obtendo insights valiosos para impulsionar as decisões de negócios. Com o AdvizeOne Forge™, as empresas podem transformar desafios em oportunidades e permanecer à frente da concorrência em mercados globais competitivos.

Conclusão:

O estudo de viabilidade é uma etapa crucial no processo de expansão global para empresas de grande porte. Ao avaliar o mercado, analisar os riscos e oportunidades, realizar uma análise financeira abrangente, avaliar a capacidade interna, realizar uma análise de preço detalhada e desenvolver uma estratégia de entrada, as empresas aumentam suas chances de sucesso e minimizam os riscos associados à entrada em novos mercados. Com o suporte da AdvizeOne, sua empresa pode transformar dados em estratégias vencedoras e alcançar novos patamares de crescimento global.

Newsletter da AdvizeOne
Seja o primeiro a saber sobre novas publicações no Newsroom, promoções, novidades e muito mais!
Inscrição realizada com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Pronto para começar?

Junte-se a mais de 1500 empreendedores que escolheram e continuam escolhendo iniciar e gerenciar sua operação nos Estados Unidos com a AdvizeOne todos os dias!

Agendar consulta
Português (Brasil)

USA - Headquarters

6965 Piazza Grande Ave
Unit 207 - Orlando, FL 32835

Dubai - UAE Branch

Marina Plaza - Al Marsa Street
Level 27, Unit 2795 - Dubai, UAE
Newsletter AdvizeOne
Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas e novidades exclusivas.
Tudo certo, sua inscrição foi realizada com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.